domingo, 25 de julho de 2010

Ensinamentos...


Velha e saudosa turma do ICIF.

Eu escrevi no Cardápio do banzeiro, como uma forma de homenagear todos os lugares que passei, os nomes dos restaurantes que estagiei. É incrível, mas criei laços de amizades muito fortes com essa galera da cozinha. Tem muita gente que estagia em um lugar e depois some de vista, como se aquelas pessoas não existissem mais. Eu acho isso uma falta de gratidão imensa.


Friccó - SP
Na cozinha existem 3 tipos de pessoas que passam por nossas vidas e nos ajudam a crescer, apesar de serem 3 tipos culturais muito diferentes a importância dos três é muito semelhante:
1- Os ribeirinhos, pessoal da feira, caboclos, mãe, vós e donas de casa (eles tem o essência da comida e seus verdadeiros sabores)
2- Os auxiliares de cozinha (eles mandam bem pra caramba, geralmente estão em um setor na cozinha e fazem somente aquele setor, panificação, garde manger, etc. São bons, porque por fazerem uma coisa só, fazem super bem feito)
3- Os proferes acadêmicos e chefs. São ótimos porque nos mostram as técnicas e novidades, fazem a sua cozinha se tornar algo muito mais criativo, artístico e moderno além de entender o que acontece dentro das panelas.


Manjar das Garças - PA
Não menos importante que todos eles vem a equipe. Eles sim são Foda! Nós chef’s, não seriamos chef’s se não tivesse quem comandar, não conseguiríamos fazer nada sozinho porque para o número de pessoas que atendemos isso seria impossível. Uma equipe boa é dedicada sente prazer em fazer o bem por você e pela casa. E como eu acabo vivendo muito tempo com eles (as vezes mais tempo com eles do que com família, namorada, etc)nós criamos laços profissionais, pessoais e de muito carinho e respeito um pelo outro. Isso sim torna aquele calor, e a pressão toda da cozinha se tornar muito mais gratificante.

Eu carrego muito respeito a todos os que me ensinaram, seja aqui em Manaus, Belém, São Paulo, Rio Grande do Sul... Sempre que vou a uma dessas cidades passo onde estagie para deixar um abraço para meus colegas, as vezes não encontro mais as mesas pessoas, pois alguns já saíram. Mas rever os amigos é sempre muito bom.

Vinheria Percussi - SP

Nas dúvidas, chame o chef!

Aquele abraço..

Um comentário: