segunda-feira, 19 de julho de 2010

Priprioca



Baunilha Amazônica, essa é uma comparação muito justa com a priprioca. Isso se deve ao fato de que essa raiz encontrada na Amazônia pode ser usada substituindo a baunilha em toda sãs receitas, é claro com outros aromas e sabores. A priprioca é uma raiz com cheiro e frescor que lembra mato, erva, maconha. Mas também lembrando o cúrcuma e madeira. Já é usada pela Natura a algum tempo na fabricação de cosméticos, o seu cheiro nos produtos é muito parecido com a raiz in natura.

A lenda diz que Piripiri era um guerreiro cheiroso e misterioso, que enfeitiçava as mulheres com seu perfume. Mas, quando elas tentavam tocá-lo, ele virava fumaça, sumia. O pajé aconselhou-as a amarrar os pés do guerreiro com seus cabelos, mas também era inútil, pois chegada a amanhã ele desaparecia e no local nascia uma planta com raízes fragrantes como ele e que passou a ser chamada de priprioca ou casa do Piripiri.

Semana passada eu fiz pudim de leite com priprioca, que encontrei com facilidade nas feiras de Manaus. Ficou delicioso, muito diferente e com todos seus sabores destacando-se na boca. Como fiz no Banzeiro, dei para alguns clientes experimentarem e quem provou aprovou. Agora, quero testar outras receitas com essa iguaria tão fantástica, já que foi tão bem com o doce e eu adoro saladas com molhos doces, vou tentar usar a Priprioca com este fim. Depois conto como ficou, mas posso adiantar que no cardápio do Banzeiro em breve terá pudim com priprioca.

E para as críticas, chame o chef!

Abraço!

5 comentários:

  1. Fernando:
    também adorei seu blog, pois gosto muito dessa gastronomia tão rica, que nós aqui do sudeste, pouco conhecemos! Um dia ainda vou conhecer essa terra!
    Vou até colocar o seu blog na minha capa, pois estarei sempre querendo ver o que vc posta por aí!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Que maravilhoso esse blog! Adorei o post sobre a priprioca, adoro o cheiro. Sempre tenho vontade de "comer" o perfume. Agora sei porque! rsrs

    Abraços

    Grazi Ruas
    grazi_rl@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. É isso explorar as diversidades brasileira, sobre tudo amazônica, está muito legal...boa sorte nas suas criações!! Sou chef também , mas ainda não tive oportunidade de passar algum tempo por lá...logo pretendo ir!!! ;) Até mais

    ResponderExcluir
  4. Tome cuidado com plágios.

    ResponderExcluir