domingo, 1 de agosto de 2010

Mandioca, Macaxeira, Aipim...


Meu avô (ao meio da foto)com a Mandioca.


Essa semana eu recebi uma foto muito saudosa e que me fez criar essa matéria para meu blog. Vou falar hoje da mandioca, um alimento milenar e muitíssimo saboroso usado em todo o Brasil com receitas quase que infinitas.

Mas antes, vou falar um pouco o que me levou a escrever sobre a Mandioca. Essa semana um tio meu, o Mauro, me enviou uma foto de meu avô em sua chácara lá em Maravilha -SC (minha amada cidade natal) com uma mandioca imensa. É quase hilária mas é verdadeira, e já que em cidade pequena tudo vira noticia, logo, meu avô foi paras as colunas do “Novo Oeste” (jornal local ) com sua mandioca imensa. Hehe

Descascando a Mandioca. Ver-o-peso - Belém


Quando eu ainda morava em Maravilha eu conhecia a mandioca em alguns pratos feitos por mãe ou avós, mas nunca imaginei em tanta versatilidade deste adorável tubérculo. A revolução veio dos índios que aprenderam a fazer da mandioca um alimento muito saboroso e que se pode aproveitar tudo! TUDO mesmo.

Em alguns lugares do Brasil a Mandioca é conhecida por aipim ou macaxeira.

O fantástico mundo culinário da mandioca:

Existem diversas variedades da planta, que se dividem em mandioca-doce e mandioca-brava (ou mandioca-amarga), de acordo com a presença de ácido cianídrico (que é venenosose não for destruído pelo calor do cozimento ou do sol) As variações não se restringem apenas à quantidade de ácido cianídrico. Variam também as cores das partes de folhas, caules e raíz, bem como sua forma.


Farinha de mandioca

A raiz tuberosa da mandioca é consumida na forma de farinhas, da qual se faz a farinha de mandioca e tapioca ou, em pedaços cozidos ou fritos. Está presente também no preparo de receitas típicas da Amazônia como o tacacá, o molho de tucupí e com suas folhas cozidas prepara-se a maniçoba.
ela também se faz outra farinha o polvilho (fécula de mandioca), doce ou azedo, que serve para a preparação de diversas comidas típicas como, o pão de queijo.


Maniçoba

A maniçoba, também conhecida como feijoada paraense, é um dos pratos da culinária brasileira, de origem indígena. O seu preparo é feito com as folhas da maniva/mandioca moídas e cozidas, por aproximadamente uma semana (para que se retire da planta o acido cianídrico, que é venenoso), acrescida de carne de porco, carne bovina e outros ingredientes defumados e salgados. Essa receita demora cerca de 7 dias para ficar pronta, com um sabor único e cor verde escuro, quando mais cozido e mais gordura o sabor fica melhor.


Tucupi

Tucupi é um tempero e molho de cor amarela extraído da raiz da mandioca brava, que é descascada, ralada e espremida Depois de extraído, o molho "descansa" para que o amido (goma) se separe do líquido (tucupi). Inicialmente venenoso devido à presença do ácido cianídrico, o líquido é cozido (processo que elimina o veneno), por horas, podendo, então, ser usado como molho na culinária.

É muito presente na mesa dos brasileiros na região amazônica. Pato no tucupi é um prato muito apreciado. O pato é previamente assado e após destrinchado é levado a uma fervura leve num molho de tucupi, pimenta de cheiro, cheiro verde, alfavaca e jambu

Nenhum comentário:

Postar um comentário