segunda-feira, 12 de julho de 2010

Risoto de tucumã X Tuma XIII - Icif


(Risoto de tucumã, com escama de pirarucu seco. A escama era usada pelos índios como talher)


Em fevereiro de 2009 eu fui para Flores da Cunha – RS onde passei quatro meses cursando o ICIF ( Italian Culinary Institute for Foreigners) uma escola italiana que existe no Brasil desde 2004. Minha turma era eu mais 23 alunos, hoje eu relembro com muita, mas muita saudade dos momentos bons que passamos lá. Praticamente todos eram de fora, tinha gente do Pará, DF, Rio de Janeiro, Paraná e é claro alguns gaúchos. Todos longe de suas famílias, alguns com filhos ou esposas a milhares de Km de lá, não foi fácil, mas a parte mais interessante é que com tudo isso nós, os 24 alunos daquela turma nos tronamos como uma família, uma família que eu lembro com muita saudade e não encher os olhos de lagrimas ao me remeter aquela época tão gostosa é praticamente impossível. Nós rimos muito, bebemos um pouco mais do que isso, estudamos e algumas vezes matamos umas aulas. Mas em alguns momentos nós choramos, eu nunca mais vou esquecer o dia em que desci a escada da republica onde morei por algum tempo (Saudosa Republica dos Potokas) e vi o Arturo (Vulgo Benézinho) chorando por saudades de seus filhos... isso realmente é inconsolável.


(Turma XIII - Aula de Epicure sommelier)

Eu fiz amizades lá que certamente vou guardar pelo resto de minha vida em meu coração, com os professores, amigos de flores, cariocas da outra turma, com uns lá do quadradinho do Goiás e outros mais. Eu quero dizer, para os que um dia lerem esse blog que vocês são pessoas muito importante para minha história e reencontrá-los um dia será certamente um grande prazer, naqueles quatro meses eu aprendi de tudo um pouco, lições para o resto da vida.

Então, para mostrar que além de farras e amigos eternos nós também estudávamos resolvi postar aqui o Risoto de tucumã, afinal, se uma escola Italiana não ensinar a fazer um belo risoto estamos mortos, neh?

Os Amazonidas já estão cansado de saber o que é tucumã, tão comum em nossa região mas aos que não sabem vou explicar:

A palmeira do tucumã é muito versátil, é explorada ou cultivada por seu palmito e frutos comestíveis, pela sua madeira, usada para fazer brincos, pelo óleo das sementes, utilizada em cozinha, e também pelas folhas, das quais se extrai fibra de tucum, usualmente em redes e cordas que resistem à água salgada.
Os Frutos são pequenos coquinhos (foto a baixo) e o que se consome é uma finíssima camada entre o coco e a casca. É muito fibroso com um sabor único e sinceramente não sei com o que comparar.
Em Manaus é muito consumido com pão e queijo qualho conhecido como (X- Caboquinho) ou com tapioca. Tem textura excelente para pastas e cremes. O risoto eu fiz com queijo qualho e tucumã, não sei se essa receita já existia e também não to dizendo que eu criei só o que posso garantir que é uma receita simples e muiiiiito saborosa.

Ingredientes
2 colher (sopa) de cebola picada(s)
2 colher (sopa) de azeite
30 ml de vinho branco
1 xícara(s) (chá) de arroz arbório
100 gr tucumã
3 xícara(s) caldo de legumes
2 colher(es) (sopa) de manteiga gelada(s)
70 gr de queijo qualho ralado(s) grosso(s)
quanto baste de sal

Refogue a cebola picada no azeite. Acrescente o arroz arbóreo e refogue, para que os grãos possam absorver toda a gordura. Acrescente o vinho branco e refogue mais um pouco quando secar adicione os tucumãs. Despeje então, 1/3 do caldo reservado(bem quente), abaixe o fogo e deixe cozinhar em panela sem tampa. Quando estiver quase seco, acrescentar a metade do caldo restante e mexa. Quando estiver quase seco novamente, retire a panela do fogo e do calor, acrescente a manteiga gelada e o queijo qualho. Mexa vigorosamente, tomando apenas o cuidado de não quebrar os grãos. Sirva imediatamente.


Tucumã

Bom apetite!

2 comentários:

  1. Amor ameeei seu blog, muito criativo, muito informativo também... É a sua cara!! Já estou até seguindo... Beeeijos Te Amo!

    ResponderExcluir
  2. Engraçado ler o seu post hoje... estava realmente me lembrando da Escola quando fiz no almoço um risotto di riso bruno. Saudades dos professores e amigos que fizemos. Ainda hoje me lembro da Karine e do Arturo com certa preocupação, como será que eles estão? O Bruno, as vezes me liga, começamos os projetos por telefone e nunca finalizamos. Com a Mari eu converso mais, mas nada perto do que seria ideal. Com esse seu post pude ver que riqueza de amigos (Mari e Bruno) eu realmente tenho aqui e como o dia-a-dia nos afasta!!! Uma pena... talvez se a gente trouxer o café da Cris aqui pra Brasília e as cervejas artesanais o encontro seja mais frenquente!!! Beijoks e parabens pelo blog!!!!

    ResponderExcluir