segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Nova mesa Amazônica



A culinária está em constante evolução no mundo todo. Todos os dias são lançados novos equipamentos ultramodernos e pratos cada vez mais sofisticados, a gastronomia molecular é um bom exemplo de toda essa gastronomia contemporânea. Porém muitas pessoas ainda preferem a cozinha clássica que francamente é muito saborosas e é a raiz de qualquer cozinheiro.

Em Manaus tem um projeto que quando eu conheci, me apaixonei. Uma parceria de uma associação de moradores com a Musa(museu da Amazônia) e Instituto de ciência e tecnologia do Amazonas, nasceu uma produção de hortaliças orgânicas, e não convencionais muito interessante.


Cariru

As hortaliças não convencionais são aquelas que usamos pouco em nossa culinária e são raras e difíceis de serem encontradas nas feiras e mercados. Esse projeto chega para mudarmos essa cultura e consumirmos mais esses produtos. Depois de vários estudos, inclusive em laboratório foram descobertas varias propriedades muito nutritivas dessas plantas e que são de sabores bem interessantes. Não são novos ingredientes, são ingredientes muito antigos mas que com o tempo, por ser pouco usado, vão sendo esquecido e nem mesmo conhecido pela nova geração de cozinheiros do mundo todo. Esse tipo de situação acontece em todo o mundo com vários ingredientes, mas aqui, não queremos deixar isso passar em branco e perder preciosidades de nossa culinária.

Por esses motivos, que vou vestir a camisa desse projeto e espero que vá longe.

As principais produções são:

- Ora-Pro-Nobis
- Espinafre Amazônico
- Taioba
- Cubiu
- Vinagreira
- Cariru
- Jambu
- Pimentas
Entre outras...

Nem todas essas hortaliças são genuinamente Amazônicas, porém se adaptaram muito bem ao solo amazonense e já é usado a um certo tempo, principalmente no interior.

Jambu

Nas próximas postagem vou falar dos de alguns ingredientes e em que tipos de pratos que eles podem ser usados.

AbraçO

Um comentário:

  1. Show de bola irmão.Siga com seu projeto.Nós agradecemos. Um abraço.

    ResponderExcluir