quarta-feira, 8 de setembro de 2010

CEAGESP



No último dia 21 eu fui ver algo que todas as pessoas que cozinham sonham em um dia ver (talvez são as pessoas anormais dessa profissão) normais ou não eu coloque meu casaco e sai, em plena sexta-feira numa fria noite Paulista, as 2hs da manhã para ir conhecer a CEAGESP. Esse horário foi proposital, é a hora que tem a maior concentração de pescados da feira.

Fui lá com dois propósitos, um para conhecer aquele verdadeiro “parque de diversão” para os homens de dolmã e outro para podermos, futuramente comprar alguns produtos direto de lá e com qualidade ainda superior (é claro qeu hoje nós só trabalhamos com peixes regionais comprados todos em Manaus e região).


Eu fui acompanhado do Thiago, meu irmão mais velho, sócio, e responsável pelas compras dos restaurantes. Ele sim achou graça de mim, eu francamente, não sabia onde olhar primeiro. Estava diante de tantas coisas impressionantes e tantos peixes de realmente frescos que eu parecia uma criança em uma loja de doces.

E para piorar minha situação, eu estava com uma câmera fotográfica (diz O fotografo) eu amooooo fotos e fotografar algo relacionado ao meu trabalho é mais prazeroso ainda.

A CEAGESP recebe vários tipos de peixes e frutos do mar, além de uma infinidade imensa de camarões de todos os tipos e tamanhos, lá também é possível encontrar caranguejo ainda vivo. A Qualidade do Atum é invejável, os feirantes colocam uma lança de metal tiram a carne do centro do peixe. Isso é para mostrar o quanto o peixe é fresco e a cor dele.

Muitos consumidores preferem a carne mais branca do Atum, mas quando mais vermelha é melhor. Além disso tem vários tipos de peixes, como robalo, cação, e também deliciosas ostras frescas e vôngole ainda na concha.


A quantidade de pessoas que trabalham lá é impressionante e todos em um sintonia muito perfeita. Afinal, quem conhece o CEAGESP diz, e aí, foi atropelado pelos carrinhos? Explico. Existem pessoas que ficam fazendo o transporte de peixes comprados por clientes e para os próprios feirantes, e eles NÃO QUEREM NEM SABER, passam por cima de você e se possível ainda doa o ré. Pedestres que se cuidem, ainda mais um desavisado com uma câmera na mão. Eles passam por cima mesmo..


Nos próximos post’s vou falar sobre o CEAGESP de dia, onde fui conhecer a parte de Hortifruti.

3 comentários:

  1. Parabéns amigooo!!! muito legal o post. aah fui no mercado municipal aqui em sampa e lembrei de vc.. =) beeeijo

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante seu post , sua visão (fotos) e escrita sobre tudo esta perfeita! adorei!
    Muuitos post para vc .. sucesso, alegria e fotos !
    =]

    ResponderExcluir
  3. comoa ssim diversão para o HOMENS DE DOLMÃ???? Hein???? O que as suas colegas de profissão vão achar disso, posso saber????

    Tô de mal²

    ResponderExcluir