sexta-feira, 9 de julho de 2010

Costumes da nossa Gente


"Criança pode comer peixe assado, se ele estiver bem feito, sem sangue. Mas é melhor evitar, por causa da doença whíokali. Se a criança comer peixe assado que esteja muito seco, ela também estará secando o seu corpo, aí não engorda. Se a criança ficar seca, ela sente muito frio, aí não tem vontade de tomar banho de manhã. Por causa disso tudo é melhor não dar assado para as crianças."
Etnia: Dzawinai e Mawlieni

Essa com certeza é uma filosofia de vida interessante, e bem lógica. Isso mostra muito bem como são os costumes indígenas de nossa Amazônia. E fascina não é? Quando leio, escuto ou vejo coisas do tipo, fico cada vez mais encantado com nossas raízes.
Eu falo isso porque o que mais me surpreende nessa gente, é o respeito que eles tem pelo alimento, pode ter fartura sim, mas sempre respeitando toda natureza. Se o mundo fosse assim, com certeza teríamos um mundo melhor.

É incrível, mas no passado os primatas não conheciam o sal e é muito comum encontrar nas tribos uma grande variedade de pimenta que era (e ainda é) usado para substituir o sal. Mas muita pimenta? Quem aguenta? Calma, eles sabem a técnica. Antes de comer as pimentas eles comiam jambu: (que é usado no tacacá) o Jambu é uma folha forte e quando consumida amortece a boca e a ardência da pimenta é neutralizada tornado mais fácil comer pimenta.

Jambu: também conhecida como agrião-do-pará (Acmella oleracea) é uma erva típica da região norte do Brasil, mais precisamente doPará, do Amazonas,do Acre e de Rondônia. Sendo originária da América do Sul, é comum também em todo o sudoeste asiático e em particular nas ilhas Mascarenhas e Madagáscar.
Propriedades: A planta é reconhecida como anestésica, diurética, digestiva, sialagoga, anti-asmática e anti-escorbútica. Os seus capítulos possuem propriedades odontálgicas e anti-escorbúticas.

2 comentários: